quarta-feira, 5 de março de 2008

Apresentação do Projecto GOP


Introdução

A transição para o ensino superior implica não só lidar com situações novas, mas com todo um contexto e meio envolvente diferente e que nem sempre corresponde ao esperado. Implica também conhecer novos professores, novos conteúdos programáticos, métodos de ensino, ritmos de estudo e novos métodos de avaliação. Esta fase exige também uma integração em novos grupos de pares, a vivência da intimidade e sexualidade e, por vezes é o primeiro afastamento da família.
Como tal, todas estas situações funcionam como que desafios para os novos alunos que muitas vezes necessitam de algum apoio para superarem o impacto da entrada no Ensino Superior e promover o seu bem-estar





GOP - Gabinete de Orientação à Praxe



Por defendermos uma praxe segura e integradora, surgiu a ideia da criação de um Gabinete de Orientação à Praxe—GOP.
Este tem como objectivos para além da integração dos novos alunos no meio académico, delimitar a aplicação dos costumes /hábitos universitários.
O GOP é constituído por um aluno representante de cada curso, por um psicólogo, por um elemento do Conselho Pedagógico da ESEB e pelos elementos da Associação de Estudantes do Ano vigente, sendo o responsável pelo funcionamento do mesmo o Psicólogo Interino.





Objectivos do GOP
  • Geral:
    Orientar a implementação de uma praxe responsável e organizada
  • Específicos:
    Promover a integração dos novos alunos no meio académico;
    Delimitar as práticas académicas;


Metodologias


- Interacção directa entre:

  • Caloiros
  • Veteranos
  • GOP
  • Corpo Docente


- Criação de dinâmicas alternativas





Destinatários:
  • Caloiros
  • Família / Amigos dos caloiros
  • População em geral
  • Comunidade educativa

O GOP apela à população em geral para a colaboração neste processo de adaptação dos novos alunos.





Para uma Praxe DIGNA, INTEGRADORA e SEGURA - GOP.

5 comentários:

faz cagulo disse...

Gostei muito do vosso blogue. A ideia parece-me original e "protectora" para os desgraçados que são alvos de praxes. Parabéns!

mEsS disse...

Tornar as praxes uma forma de integrar os alunos mais novos para além de ser uma boa iniciativa, poderá contribuir para o aumento e incentivo dos hábitos escolares...

esperança disse...

Espero...tenho mesmo muita esperança, que este espaço se torne muito útil e acolhedor para todos aqueles que se cruzam ou cruzaram com as praxes.

Aeirmestrado disse...

Acho uma boa ideia a criação de um espaço para apoiar os alunos durante a praxe. Sensibilizar os elememtos da organização das praxes que estes momentos são de convívio e de adaptação ao outro meio escolar, que é o universitário.

anabela

Aeirmestrado disse...

As praxes deveriam ser orientadas por alunos conscientes e responsáveis das regras estabelecidas e assim criar um ambiente favorável às aprendizagens entre estudantes.

Irina Palma